- Voltar

O CENÁCULO DO SANTO ROSÁRIO E DAS SANTAS MISSÕES EM BRASÍLIA FOI DIVULGADO COM CARTAZES NAS SEGUINTES PARÓQUIAS DO PLANO PILOTO:
- SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
- PARÓQUIA SANTA EDWIGES
- PARÓQUIA DOM BOSCO
- PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU
- PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA
- PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO
- PARÓQUIA N.S.DO CARMO
- PARÓQUIA N.S. DE GUADALUPE
- PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E N.S. DAS MERCÊS
- PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA
- PARÓQUIA SANTÍSSIMO SACRAMENTO
- PARÓQUIA BOM JESUS
- PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO
- PARÓQUIA DO VERBO DIVINO
- PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO E SANTO EXPEDITO
- PARÓQUIA N.S. DA ESPERANÇA
- PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
- PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONSOLATA
- PARÓQUIA N.S. DAS GRAÇAS
Na maioria das paróquias a divulgação foi feita a pé, pois não possuo carro. Gostaria de ter divulgado entre as paróquias do Entorno também, mas o limite de tempo não permitiu. De qualquer forma procurei aproveitar as manhãs para fazer a divulgação, sendo que trabalho de tarde e pela noite.
A divulgação no site do Salvai Almas foi importantíssima, várias pessoas que eu não teria condições de convidar vieram, ou ligaram, ou mandaram e-mails.
Tivemos a graça de 72 pessoas presentes, inclusive pessoas das Cidades Satélites. Em Brasília, e principalmente na minha Paróquia, é incomum atrair este número de pessoas para eventos simples assim. Fiquei muito feliz com este resultado.
Logo que saí do trabalho passei em casa e fui para a Igrejinha. Chegando lá, antes que alguém chegasse e me impedisse de fazer, usei 3 bancos para fazer uma "mini Escada para o Céu". Coloquei várias fileiras de cadeiras fora da igreja, que é bem pequena. Chegou então Frei Rubens. Disse que era exagero. Eu aguardava calado sabendo que seria o suficiente.
Providenciei 3 bancos de níveis diferentes para colocar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora e São Miguel Arcanjo, respectivamente.
Ao lado coloquei arranjos de flores, aproveitando alguns da própria igreja e outros que sobraram de umas bodas de ouro no dia anterior. Ficou bem bonito!
Aos poucos as pessoas foram chegando... Frei Jaime, sacerdote, e frei Marco chegaram também. Os bancos foram sendo preenchidos.
Eu havia mandado confeccionar um banner com as figuras dos Sagrados Corações, e São Miguel Arcanjo. No centro o Ostensório. De um lado, à direita do altar, estava a escada com Jesus, Maria e São Miguel. De outro, à esquerda, o banner.
OBS: Ninguém, fora aqueles que me contataram, após verem meu contato no site, sabiam de minha ligação com o MSA (Movimento Salvai Almas). Aqui, a maioria dos Freis Capuchinhos são adeptos da Teologia da Libertação. Alguns nem mesmo acreditam em purgatório. Causaria um grande conflito divulgar e eles nossa sintonia. Procurei,então, investir minha energia em propiciar a todos um momento de acolhida, de hospitalidade, de convívio, de formação e de oração, como é a proposta do Cenáculo: "Quem não vive para servir, não serve pra viver!"
O próprio fato do Cenáculo em si, já foi uma grande novidade para todos. Mesmo assim, me senti motivado a alguns meses atrás a propô-lo.
Aceitaram, até o momento eu não havia visto a agenda de Outubro de eventos do MSA. O único dia disponível na agenda da igreja e dos freis era a tarde do dia 23 de Outubro. Ao chegar em casa curioso, fui ver em Outubro, qual era a data prevista para os Cenáculos no site do MSA. Vendo que as datas eram dia 10 e dia 23, chorei. Elaborei logo a arte do cartaz, e pedi que os freis fizessem cópias.
Assim decorreu o Cenáculo
Fiz uma breve explicação sobre o que seria a proposta e o objetivo do Cenáculo, a importância, benefícios e indulgências do Santo Rosário. Fiz uma conexão com a meditação do Santo Rosário, o seguimento e imitação de Jesus e a enorme devoção mariana de São Francisco de Assis, que seguiu fielmente a Jesus Cristo. Anunciei os passos do Cenáculo, a intenção geral, e o tema a ser refletido no dia: "DISCIPULADO MISSIONÁIO", baseado no Documento de Aparecida. Por fim, convidei os presentes a se prepararem interiormente, enquanto o ambiente era aspergido com água benta.
Segui-se a procissão, simples, ao redor da Igrejinha:
A VELA foi na frente, seguida da BANDEJA com as intenções escritas, da imagem de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, e dos fiéis. Ao final da procissão primeiro entraram a Vela, os fiéis e por último a imagem de Nossa Senhora com as intenções, simbolizando a intercessão de Maria.
Frei Jaime deu início à exposição do Santíssimo. Cantamos o canto de louvor: "SIM, EU QUERO". Fizemos o sinal da Cruz cantado. Rezamos o Terço do Espírito Santo.
Frei Rubens proclamou a leitura de Lucas 10.
Primeiramente frei Rubens, depois frei Marco, falaram sobre o tema: "discipulado missionário"
Em seguida,convidei o grupo para a recitação do Santo Rosário.
Após a recitação, e meditação dos Mistérios, iniciou-se a Santa Missa, às 18h30min.
Terminamos com a Benção do Santíssimo Sacramento.
Anunciei que a partir de desta, iniciaríamos Cenáculos rezados em família, com datas já pré-marcadas, e que as famílias que se interessarem, deviam me procurar.
Interessantíssimo a abordagem das pessoas após o término. Muitas se mostraram saciadas, outras mais sedentas, mas no geral todos avaliaram positivamente. Algumas famílias já pediram que os próximos Cenáculos fossem em suas casas.
Durante todo o Cenáculo, uma moça traduziu integralmente o que se passava a um casal deficiente auditivos. Belíssimo. Eles 3 me abordaram depois atrás da igreja, pedindo explicações sobre o Cláudio, sobre o fim dos tempos, e que estavam com medo e assustados.
Eu dei algumas explicações breves, que cabiam no momento, mas pedi que continuassem a ler as mensagens e os artigos no site (www.missaosalvaialmas.com). E que dia 7 de Novembro a equipe do movimento estaria aqui. Mas que, sobretudo, não deveriam temer, mas sim esperarem firmes na fé, orando e vigiando, e procurando fazer penitências, como o jejum da língua, que é o mais difícil, e que tudo o que irá acontecer, é por um bem maior, para a purificação do mundo, para uma renovação, a fim de estabelecermos a comunhão definitiva com Deus Pai, na plenitude do Reino dos Céus, Novo Céu, Nova Terra.
Outras duas senhoras me abordaram e disseram que já fazem trabalhos em cemitérios por aqui, e que distribuem livros do Movimento entre os sacerdotes de sua paróquia. Eu disse que poderíamos nos unir e juntos darmos continuidade ao trabalho. Tanto elas quanto eu ficamos muito felizes de nos encontrarmos.
Os freis, disseram que se surpreenderam com a quantidade de pessoas, e perceberam uma boa aceitação dos paroquianos. Me deram liberdade de continuar o trabalho. Mas.....que eu deveria rever alguns conceitos. Conceitos estes de cunho escatológico... como eu já esperava que seria questionado, mas mesmo assim, fiz questão de pincelar durante a motivação que fiz, e durante as jaculatórias da queda das 8 barreiras. Não os questionei, pois no momento seria inútil.
Entretanto, a partir de agora, entre as famílias, poderei aos poucos começar a divulgar os livros, e a necessidade de rezarmos pelas almas e a conversão e penitencias urgentes que devemos fazer.
Para um começo, fiquei feliz, a Mãezinha estava na frente preparando tudo em meu auxilio. Tudo correu bem.... No meu íntimo, rezei em sintonia com todos aí....
PAZ E AMOR DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, AGORA E PARA SEMPRE! AMÉM.
Joaquim Senna
Leigo Fraternidade N. S. de Fátima
Clique Aqui para ver as fotos deste Cenáculo
Rua Maria Ramos Guerreiro 104, Vila Nova - CEP 88.210-000
Site: https://www.missaosalvaialmas.com
Facebook: https://www.facebook.com/missaosalvaialmasoficial
Youtube: http://www.youtube.com/user/SalvaiAlmasOficial
Apoio: Rádio e TV Auxiliadora







